1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Cresce o número de idosos que frequentam academias de ginástica.

16 de setembro de 2012 comente
 FONTE: G1 - Dados da Associação Brasileira de Academias (Acad) mostram que 30% das pessoas que frequentam academia tem acima de 60 anos. Há 10 anos, os idosos representavam menos de 5% dos freqüentadores.

A atividade física traz benefícios para saúde e qualidade de vida. “Melhoria do bom humor, diminuição dos quadros depressivos, socialização com outras pessoas. São muitos fatores que o exercício ajuda, além da questão cardiovascular, controle da pressão arterial, diminuição do risco de diabetes, entre outros”, explicou a fisioterapeuta Cecília Marin.

A dona de causa Neuza Favaro, de 63 anos, começou a praticar atividade física quatro vezes por semana seguindo uma recomendação médica. Ela contou que os exercícios ajudaram a aliviar as dores no joelho. “Diminuiu 100% as dores e deu muito mais disposição”, disse Neuza.

A fisioterapeuta ressaltou que a academia não é o único ambiente para praticar exercícios. “Todo dia fazer uma caminhada curta, sob orientação, procurar atividades com outras pessoas que ajudam na socialização e é mais lúdico. Isso vai começar a ter uma disciplina e uma rotina para o idoso se tornar uma pessoa ativa novamente”, orientou Cecília.

Veja alguns benefícios da atividade física na terceira idade:
- melhora da velocidade de andar e do equilíbrio
- contribuição da manutenção e aumento da densidade óssea
- ajuda no controle do diabetes, artrite, doença cardíaca
- melhora da ingestão alimentar
- diminuição da depressão
- fortalecimento muscular
- melhora dos reflexos e da flexibilidade



Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

0 comentários: