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Horário de verão, como encarar?

24 de outubro de 2012 1 comentário
Em boa parte dos estados brasileiros, o horário de verão entrou em vigor à zero hora do domingo, 21, quando os relógios foram adiantados em uma hora. Muitos gostam e muitos não gostam do horário de verão, mas o fato é que a mudança exige adequação com relação à rotina e aos hábitos diários. Arnaldo Lichtenstein, médico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), dá algumas dicas para uma adaptação tranquila ao novo horário:

- Evite situações estimulantes no final da tarde ou na parte da noite. Quanto mais estímulo, maior a dificuldade do organismo em relaxar. A melatonina, o hormônio regulador do sono, é acionada pela falta de luz e sofre alteração com a mudança de horário.

- Faça do seu ambiente de sono um local silencioso, escuro e arejado.

- Evite o consumo de café ou chá preto, que são estimulantes. Exercícios físicos muito extenuantes também devem ser evitados.

- Comer demais no jantar, ir dormir sem comer, tomar banho muito frio ou muito quente, ler livros ou ver filmes muito estimulantes nas horas que antecedem o sono não são recomendados.

- O horário de verão não é única instância que desequilibra o organismo. Novos turnos de trabalho ou viagens internacionais podem agir da mesma forma.

- Quem toma medicação deve seguir o horário do relógio.

- Aproveite o final de tarde e início de noite mais claros para fazer atividades prazerosas e caminhadas.

Vale lembrar que os efeitos do horário de verão em nossa rotina são semelhantes aos de uma viagem de avião em que se cruza um fuso horário, ou seja, o organismo tende a sincronizar seus ritmos ao novo horário e o restabelecimento da ordem temporal interna varia de pessoa para pessoa. Para alguns, bastam alguns dias e para outros, algumas semanas.

Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

1 comentários:

Luma Rosa disse...

Estou padecendo com esse horário de verão e são quase 02:30hs da matina, cadê o sono! Se antes dormia pouco, agora estou dormindo menos ainda. Daí vem o cansaço durante o dia. Mas sabe, dia 21, o dia da mudança, caiu em véspera de trabalho, então no próximo fim de semaan, dormir bastante, pode fazer o meu relógio biológico entrar no eixo. Daí só vou me preocupar na próxima semana com o meu reloginho interno. Bom restinho de semana!! Beijus,

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