1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Shiatsu alivia fibromialgia e melhora qualidade de vida

19 de fevereiro de 2013 comente
 Wikimedia/Arnaldo V. Carvalho

A técnica japonesa, além de aliviar as dores de pacientes com fibromialgia, melhora o sono, a sensação de equilíbrio e o bem-estar.

Terapia complementar

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP comprovaram que o shiatsu é uma terapia complementar eficaz para aliviar as dores de um grupo de pacientes com fibromialgia.

A fibromialgia é uma condição caracterizada por dores crônicas em diversas partes do corpo.

Além do alívio das dores, o shiatsu levou a uma melhoria na qualidade do sono, da sensação de equilíbrio e da qualidade de vida das pessoas avaliadas.

Shiatsu

No shiatsu, mediante o toque das mãos em determinadas regiões da pele, detectam-se pontos de dor com excesso de energia, causado pelo bloqueio do fluxo de energia vital.

"Observou-se uma melhora estatisticamente significante, considerada também clinicamente importante, na maioria dos pacientes em quase todas as variáveis estudadas, exceto a ansiedade," relata a fisioterapeuta Susan Yuan, responsável pelo estudo.

Na pesquisa, dois grupos foram acompanhados: 17 pessoas, que receberam 16 sessões de shiatsu de 50 minutos cada, e mais 17 pessoas que não receberam a técnica, mas somente uma cartilha com orientações educativas sobre a fibromialgia.

Além de informações sobre a doença, a cartilha continha dicas de mudanças para um estilo de vida mais saudável e um programa de exercícios e alongamento e fortalecimento.

Benefícios do shiatsu

Os pacientes dos dois grupos eram questionados quanto às dores que sentiam, qualidade do sono, ansiedade, confiança no equilíbrio e, por fim, qualidade de vida em geral.

Depois de oito semanas de tratamento com shiatsu, 29% dos participantes do grupo que recebeu a técnica dizia que a fibromialgia tinha um forte impacto em seu cotidiano. No início do estudo, antes da aplicação do shiatsu, essa taxa era de 70%.

No grupo controle, que não recebeu shiatsu no seu tratamento, essa variação foi muito menor, sendo 64% no início e 59% após as oito semanas.

Na avaliação da qualidade de sono, os dados são também promissores: 94%, no começo, dizia ter distúrbios do sono, mas após oito semanas de shiatsu, essa taxa caiu para 59%.

Shiatsu científico

O shiatsu é uma prática japonesa, mas baseada na Medicina Tradicional Chinesa e com influências da medicina ocidental.

Nos pontos com excesso de energia, também identificados e utilizados na acupuntura, é aplicada pressão com a polpa dos dedos ou a palma das mãos, visando remover os bloqueios e reequilibrar o corpo energeticamente.

"Investigar o shiatsu pelo método científico foi uma oportunidade tanto de conhecer melhor a Medicina Tradicional Chinesa, quanto verificar sua eficácia" conta Susan.

Shiatsu contra fibromialgia

A fibromialgia é uma síndrome reumática generalizada, ou seja, pode acometer diversos pontos do organismo.

Os desconfortos causados têm grande impacto na qualidade de vida, pois atrapalham o sono, além de levar a quadros de ansiedade, fadiga e depressão.

A doença atinge de 2 a 5% da população mundial e suas causas não são completamente esclarecidas.

A pesquisadora estimula outras pesquisas na avaliação do shiatsu como técnica complementar.

Segundo ela, seu estudo contém algumas limitações, uma delas foi não ter acompanhado os pacientes num período de médio a longo prazo.

15/02/2013
Fonte: Diário da Sáude



Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

0 comentários: