1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Filmes sobre Alzheimer

6 de setembro de 2013 comente
A doença de Alzheimer (DA) é uma doença degenerativa do cérebro, que ainda é incurável, mas pode ser tratada para que os sintomas sejam retardados.
O principal sintoma é a demência, a perda crescente de memória, de curto prazo até chegar à incomunicabilidade.
O cinema já explorou este tema muitas vezes, sempre com muita dramaticidade.

Indico os filmes, que me impressionaram:

A Moment to Remember (a primeira parte do filme é uma história de amor entre uma linda e simpática garota filha de um empreiteiro e um carpinteiro que trabalha para ele. ela é engraçada e esquecida, o que lhe dá até um charme, mas aos poucos se revela num caso de Alzheimer precoce, que vai destruir a vida deles. poucos filmes me emocionaram tanto quanto este coreano de Lee Jae-Han / John H.Lee, baseado num drama de TV japonês) 


Longe Dela (Gordon Pinsent e Julie Christie são um casal que vive feliz junto há mais de 40 anos, quando ela começa a mostrar sinais da doença. relutante, ele a interna numa clínica, mas uma das regras é que ela não pode receber visitas por um mês. quando ele finalmente vai vê-la, ela não o reconhece e ainda se afeiçoou por outro paciente. lindo filme, indicado para os Oscars de atriz e roteiro)

Diário de uma Paixão (um idoso lê todos os dias num diário para uma mulher com alzheimer a história de amor entre uma jovem rica e um rapaz de família pobre que se conhecem e se apaixonam quando ela passa férias no sul antes da segunda guerra. as diferenças sociais os separam por anos até o reencontro quando ela está prestes a casar com outro. bonito sim, mas supervalorizado) 

A Família Savage (dois irmãos - os ótimos Philip Seymour Hoffman e Laura Linney -, que trilharam caminhos diferentes, ficam sabendo que terão que lidar com a doença do pai, de quem sempre fugiram, que já está num estado avançado do Alzheimer. o bom roteiro da diretora Tamara Jenkins consegue lidar com ironia e até humor com um tema difícil)

Iris (a história de amor entre a escritora Iris Murdoch - Judy Dench e Kate Winslet ambas soberbas - e seu marido em duas épocas distintas, no frescor da juventude e na velhice, quando ela está com Alzheimer. bom filme) 

O Filho da Noiva (Ricardo Darín é um pai separado, com um pai bem humorado de quem herdou seu restaurante. o único arrependimento do pai - Hector Altério - é não ter casado na igreja com sua esposa e decide fazer isso antes de morrer. o problema é que a noiva - Norma Aleandro - está com Alzheimer adiantado e a cerimônia tem que ser apressada. um dos melhores filmes do cinema argentino, com um elenco fenomenal e um direção delicada de Juan José Campanella)

 Meu Pai, um Estranho (Gene Hackman é um jovem professor que sonha em casar e mudar para a Califórnia, quando às vésperas de seu casamento, sua mãe morre e ele é obrigado a cuidar de seu pai -Melvyn Douglas -, que está começando a desenvolver Alzheimer, já que sua irmã foi deserdada pelo pai por ter casado com um judeu. os dois atores e o roteiro foram indicados ao Oscar em 1971. vale a pena assistir)
  
O Caso Alzheimer (bom policial belga, sobre um assassino profissional - Jan DeCleir -, que é contratado para um último trabalho, já que percebe que os sintomas de Alzheimer estão se intensificando e pretende se aposentar. mas sua missão envolve poderosos e prostituição infantil, com a qual não pode compactuar. diferente e interessante)
  
A Song for Martin (um famoso compositor e uma violista se apaixonam durante uma turnê e separam-se de seus respectivos esposos, casam-se e passam a viver felizes juntos. cinco anos depois ele é diagnosticado com Alzheimer e seu comportamento começa a mudar. belo e pesado filme sueco, dirigido por Bille August) 

Aurora Boreal (após a morte de seu pai, um rapaz de 25 anos - Joshua Jackson - vive pulando de emprego em emprego. o avô - Donald Sutherland - tem Alzheimer se desenvolvendo rapidamente e para ficar perto dele e da avó, ele consegue um subemprego na instituição onde eles estão)

0 comentários:

Ocorreu um erro neste gadget