1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Cães melhoram a vida do dono.

17 de janeiro de 2014 1 comentário

  Dentre os diversos benefícios que acompanham a convivência com o cão estão menor pressão arterial, melhores níveis de colesterol e menos estresse. Cães também podem ajudar crianças doentes a suportar procedimentos mais dolorosos e auxiliar na melhora do quadro de pacientes psiquiátricos .

A convivência diária com um cachorro oferece diversos benefícios aos seus donos.  Dentre eles:

1. Cachorros estimulam os seres humanos a sorrirem

Cães gostam de fazer os seus donos felizes.  De acordo com a diretora sênior do departamento de pesquisa e desenvolvimento de abrigos da ASPCA, Emily Weiss, os cães normalmente respondem ao sorriso humano.  Um cachorro, ao ver que o seu comportamento agradou o dono, tenta repetí-lo.  Desta forma, ele repete o comportamento e, assim incentiva o dono a sorrir mais vezes.

2. Com um cão do seu lado, donos não se sentem sozinhos

Um cachorro é um companheiro que fica do lado do seu dono em situações boas e ruins.  Nos seus momentos com o dono, ele traz alegria e companheirismo, reduzindo assim a sensação de solidão das pessoas ao seu redor.  Um infográfico produzido pela empresa Carlton Hobbs revela que 67% dos donos de animais acreditam que ser dono de um animal reduz o seu nível de solidão.
As palavras introdutórias do livro Marley e Eu relatam como o cão ajuda na diminuição de solidão em donos e no aumento da auto-confiança dos mesmos: "cães não precisam de carros luxuosos, casas grandes ou de roupas chiques. Água e alimento já são o suficiente. Um cachorro não liga se você é rico ou pobre. Esperto ou não. Inteligente ou não. Entregue o seu coração e ele dará o dele. De quantas pessoas podemos dizer o mesmo? Quantas pessoas fazem você se sentir raro, puro e especial? Quantas pessoas nos fazem sentir extraordinários?"

3. Cães reduzem nível de estresse dos donos

Segundo o autor de 100 segredos simples porque os cães nos fazem felizes, David Niven, o contato com o cão reduz o nível de estresse das pessoas em até nove vezes. Ou seja, alguns minutos com o cão podem ajudar o seu dono a enfrentar um dia mais difícil ou a superar algum momento estressante.

4. Cachorros ajudam pessoas a superarem momentos difíceis

Além de auxiliar em tratamentos psiquiátricos e no desenvolvimento infantil , os cães também ajudam as pessoas a se recuperar de momentos traumáticos.  Um estudo publicado no Jornal Americano de de Cuidados Paliativos mostra que animais de estimação ajudam as pessoas a lidar com eventos traumáticos, solidão e até depressão.  Segundo o terapeuta ocupacional do Hospital Infantil, em St. Paul, Nicole Iammatteo, os cães podem ser excelentes companheiros para consolar quem sofre de TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático).  

5. Cães promovem conversas entre pessoas


Um simples passeio com o cachorro apresenta diversas oportunidades para donos socializarem com outras pessoas.  Um estudo publicado em 2000 pelo Jornal Britânico de Psicologia mostra que os cães agem como catalisadores sociais e facilitam o contato entre pessoas.  Isso por que as pessoas se sentem confortáveis a puxar assunto quando tem um tema "seguro."  Sendo assim, para várias pessoas, é mais fácil iniciar uma conversa com uma pessoa quando tem um cão presente. 

Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

1 comentários:

chica disse...

Verdade!Eles só bem nos fazem!Adoro!Estou louca de saudades da CUCA, pois estamos em férias e ela na casa da veterinária. bjs praianos,chica