1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Memória

13 de fevereiro de 2014 comente
Outro dia, cheguei em casa do trabalho, jantei com o marido, conversei um pouco com os filhos e disse a todos que ia tomar banho. Fui para o banheiro e liguei o chuveiro. Voltei para a sala, sentei no sofá e continuei a conversar com os meninos… Não me lembrava que o chuveiro estava lá, aberto, acabando com a água do planeta! Uns dez minutos se passaram até que eu me desse conta de que tinha programado tomar banho…

Por essas e outras, cada vez mais me convenço de que é preciso realmente exercitar a memória, como recomendam os especialistas. Mas, afinal, o que é a memória?

A memória se apoia na extraordinária capacidade do cérebro de, constantemente, reconfigurar seus circuitos. Sabemos hoje que o armazenamento das lembranças tem influência não apenas nas mudanças e uma longa sucessão de lembranças de momentos vividos: nós acumulamos tamanha informação que a capacidade da memória parece ilimitada. Esse estoque de conhecimentos e lembranças é essencial para a construção da personalidade.

 Um exemplo disso são as pessoas que, após sofrerem um acidente vascular cerebral, ficam amnésicas e, ao esquecerem suas histórias pessoais, perdem assim a própria identidade.


A memória não é apenas um estoque de informações: é também um instrumento de trabalho. Como manter um diálogo se vamos esquecendo as frases enquanto falamos? Como desenvolver um raciocínio sem nos apoiarmos em conhecimentos adquiridos anteriormente?

A memória dos acontecimentos nos permite, além disso, prever as consequências de nossos atos e adaptar o comportamento às circunstâncias e aos resultados esperados. Ela permite, portanto, que possamos projetar o futuro, ao contrário do que acontece com os amnésicos graves, que vivem presos ao presente e que por isso encontram grandes dificuldades em planejar suas ações.

Uma atividade intelectual constante, a qualidade da vida social e hábitos saudáveis continuam sendo os melhores auxiliares da memória.

Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

0 comentários: