1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Exercícios de alongamento para idosos

19 de abril de 2014 comente
Os exercícios de alongamento para idosos devem ser realizados com cuidado para evitar lesões, mas são importantes para a manutenção do bem-estar físico e emocional. Outros benefícios são:
  • Relaxamento dos músculos;
  • Melhora da circulação;
  • Aumento da elasticidade dos músculos;
  • Facilidade para fazer as atividades diárias como cozinhar, limpar e arrumar;
  • Prevenção de doenças cardiovasculares como a hipertensão.

Como os idosos têm os músculos mais fracos, os movimentos mais lentos e uma menor flexibilidade é indicado realizar os exercícios de alongamento regularmente.

Antes de fazer estes exercícios de alongamento, o idoso deve consultar o médico ou o fisioterapeuta para que ele diga se pode ou não fazê-los.

Indicamos aqui três exemplos simples de exercícios de alongamento para idosos:

Exercício 1:
Na posição de pé e com os pés juntos, dobre o corpo para a frente e curve as costas como mostra a imagem 1, o máximo que conseguir mas sem dobrar os joelhos. Mantenha esta posição durante 30 segundos enquanto respira.

Exercício 2:
Com os joelhos dobrados no chão e os glúteos a tocar nos pés, dobre o corpo para a frente, como mostra a imagem 2. Mantenha esta posição durante 30 segundos. Pode colocar os joelhos por cima de um travesseiro ou superfície confortável para não sentir dor nos joelhos.
Exercício 3:
Deitado de barriga para cima, leve um joelho ao tronco e segure-o com as mãos, como mostra a imagem 3. Mantenha esta posição durante 30 segundos enquanto respira e repita o exercício de alongamento para a outra perna.Estes exercícios de alongamento podem ser feitos em qualquer hora do dia, mas é importante respeitar os limites do corpo para evitar lesões nos músculos ou articulações.
Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

0 comentários: