1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

A importância das fibras na terceira idade

26 de agosto de 2014 comente
As fibras solúveis trazem inúmeros benefícios para os mais velhos, como a melhora do trânsito intestinal e controle do colesterol, incômodos que podem piorar com o avanço da idade.

É sabido que com a idade, o metabolismo costuma ficar mais lento. Consequentemente, órgãos e sistemas como respiratório e digestivo trabalham com mais dificuldade. O trânsito intestinal é um dos mais prejudicados: quanto mais o tempo passa, mais complicado é fazer com que o intestino funcione como um reloginho. Pior ainda se a alimentação for pobre em fibras.
 
A ingestão de fibras na quantidade correta proporciona a ida regular ao banheiro e, quando o intestino funciona melhor, outros benefícios também surgem, como melhora da disposição, do aspecto da pele, do controle do colesterol e do peso. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é recomendada a ingestão de 25 gramas de fibras diariamente e elas podem ser encontradas em alimentos como aveia, feijão, lentilha, ervilha, soja, laranja, maçã, cenoura, farelo de aveia, grão-de-bico, farelo de trigo, chia, arroz integral, figo seco, sementes de abóbora, linhaça, entre outros.

“A alimentação correta e rica em nutrientes, vitaminas e fibras continua sendo o melhor caminho para fazer com o que o organismo funcione bem, além de uma boa mastigação. Vale o esforço de comer o máximo de alimentos com fibras.

- Caqui chocolate: cada unidade fornece 7,3 g de fibras solúveis;
- Feijão carioca: 1 concha tem o mesmo que 1 caqui chocolate: 7,3 g de fibras solúveis;
- Goiaba branca: 1 unidade e meia, com casca, apresentam 6 g de fibras solúveis;
- Arroz integral cozido: 4 colheres (sopa) possuem 3,8 g de fibras insolúveis;
- Pão de forma de trigo integral: 2 fatias apresentam 3,5 g de fibras insolúveis;
- Ameixa crua: 4 unidades da fruta fornecem 3,4 g de fibras solúveis;
- Pipoca: 2 xícaras e meia (chá) proporcionam 3,2 g de fibras solúveis;
- Aveia: 4 colheres (sopa) contêm 3,3 g de fibras solúveis;
- Alface: 15 folhas apresentam 2,8 g de fibras insolúveis;
- Beterraba: fornece 1,4 g de fibras insolúveis a cada 2 colheres (sopa).

Mas vale lembrar que o bom funcionamento intestinal não está relacionado somente ao consumo das fibras. "Beber água e praticar atividade física também são essenciais para a conquista desse objetivo",

Fonte: MIP Brasil Farma
Nutricionista: Laís Aliberti.
Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

0 comentários:

Ocorreu um erro neste gadget