1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012
25 de junho de 2008 comente
Domingo à tarde na Grande Jatte é um ícone da pintura moderna. Este enorme painel com cerca de 3 metros de largura por 2 de altura foi realizado em 1884 por Georges Seurat ( 1859-1891) com uma técnica denominada "pontilhismo" que consistia em agrupar pequenos pontos coloridos numa certa ordem de modo a que a sua fusão na retina produzisse uma imagem inteligível. Assim uma obra destas dimensões comporta dezenas de milhares de pinceladas, sendo cada uma delas literalmente um pixel. (clique nas imagens, para vê-las ampliadas)

Georges Seurat contribuiu para a pintura francesa ao introduzir uma técnica mais sistemática e científica, chamada divisionismo ou pontilhismo a que ele chamou Pintura Óptica. A técnica consiste em separar as cores nas suas componentes, de maneira que, em vez de serem misturadas como pigmentos e aplicadas à tela, são, desde que as vejamos à distância certa, misturadas pelo olhar.

A técnica do divisionismo utilizada por Seurat deu origem ao neo-impressionismo e foi extensivamente utilizada na arte do século XX. Pode-se dizer que a teoria do divisionismo foi o precursor da televisão e da imagem digital.


0 comentários: