1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Planeta Grisalho ( Parte 1)

29 de junho de 2008 3 comentários



O planeta grisalho



Dentro de alguns meses, o número de avós e bisavós já será maior do que o de netos e bisnetos.

Em todo o mundo a proporção de pessoas com 60 anos ou mais está crescendo mais rapidamente do que a de qualquer outra faixa etária.

  • Entre 1970 e 2025, espera-se um crescimento de 223% na população acima dos 60, ou seja cerca de 694 milhões de idosos.
  • Em 2025, existirá um total de aproximadamente 1,2 bilhão de pessoas com mais de 60 anos.
  • Até 2050, haverá 2 bilhões sendo 80% nos países em desenvolvimento.


Brasileiros Dependentes

  • 40% em média dos indivíduos com 65 anos ou mais precisa de ajuda para realizar pelo menos uma tarefa diária, como fazer compras, cuidar das finanças, preparar refeições e limpar a casa.

  • 10% deles precisa ser auxiliado nas tarefas básicas, como tomar banho, vestir-se ir ao banheiro, alimentar-se, sentar e levantar de cadeiras e camas.

Essa reviravolta populacional é mais do que uma simples curiosidade estatística. Ela vai gerar profundas transformações na sociedade nas próximas décadas. Com mais velhos do que jovens, governos, empresas e outras instituições terão de se adaptar para atender a esse contingente cada vez mais numeroso.

"O envelhecimento é uma grande conquista social", diz o médico brasileiro Alexandre Kalache, diretor do programa de Envelhecimento e Saúde da Organização Mundial de Saúde, OMS. "

Temos de celebrá-lo. Ruim era quando a maior parte da população morria antes dos 5 anos de idade."


Evidentemente, uma sociedade com mais idosos não é sinônimo apenas de problemas.


Há também inúmeras vantagens. Uma delas, já medida nos Estados Unidos, está relacionada à segurança pública. Pelas estatísticas, o índice de crimes cometidos por adolescentes é dez vezes maior do que o da faixa etária acima dos 50 anos. Uma nação mais grisalha pode ser, portanto, mais segura e tranqüila. Mesmo os problemas de saúde podem ser mais facilmente resolvidos com uma maior integração dos idosos na sociedade. "Cerca de metade das doenças da velhice é ligada à desordem afetiva e aos desequilíbrios emocionais", afirma o geriatra Clineu Almada, diretor científico do Centro de Envelhecimento da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp . "Ter atividades ajuda a evitar muitos problemas."

Atendimento melhor — A tendência óbvia é que, aos poucos, os idosos vão ocupar papéis e tarefas cada vez mais importantes na sociedade. Isso inclui também o mercado de trabalho. Acabou o tempo em que envelhecer era sinônimo de inatividade. Hoje, muitas pessoas se aposentam e continuam trabalhando. Isso pode ser observado em muitas empresas."Os idosos são mais atenciosos e a empatia com os clientes é muito grande", diretora de desenvolvimento de recursos humanos do Grupo Pão de Açúcar - Maria Aparecida Fonseca.


Referências:

VEJA

IPEA - Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

3 comentários:

Maria Tereza disse...

Parabéns querida, o conteúdo está cada dia melhor, o vídeo de hoje, ficou lindo, me emocionei com a música e com as imagens. bjs

Nany disse...

Silvinha, virou um hábito eu olhar o teu blog, estou gostando muito, mandei para a Rosana, e ela está vendo lá Flórida.Um beijo.

Afonso disse...

Oi moça, estou gostando muito, o seus pais agora de astro de vídeo? Estão muito bem. bjs