1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

MÉTODO DE CONDICIONAMENTO FÍSICO PILATES É INDICADO PARA A TERCEIRA IDADE

30 de setembro de 2008 comente

Nos dias 27 de setembro e primeiro de outubro comemoram-se o Dia Nacional do Idoso e o Dia Internacional da Terceira Idade. Uma forma de homenageá-los é lembrar também, que com o passar dos anos, a saúde fica mais frágil e começa a exigir uma atenção especial. E é este o momento de retribuir todos os cuidados e carinhos por eles dispensados, e mostrar que merecem toda orientação e ajuda para tomarem certos cuidados com sua saúde física e mental.

Nesta fase, praticar exercícios físicos é fundamental. “Os exercícios mais indicados para a terceira idade são aqueles que sejam seguros e que ofereçam como resultados a sua autonomia, para que eles consigam se deslocar sem ajuda, como tomar banho e subir escadas”, afirma Inelia Garcia, diretora da rede The Pilates Studio Brasil.

O Pilates é indicado para pessoas de todas as idades, principalmente na terceira idade. O método original de condicionamento físico oferece inúmeros benefícios: desenvolve a flexibilidade, mobilidade articular e o controle motor, melhora a capacidade cardio respiratória, favorece o realinhamento postural e a soltura dos músculos e articulações.

Além disso, trabalha com a circulação, a respiração e o aparelho locomotor (ossos, músculos, tendões e articulações), com segurança e eficiência, sem impacto nas articulações e órgãos internos. “O método também ajuda a estimular as faculdades mentais como memória, a imaginação e a inteligência”, afirma Inelia.

Não existe nenhuma restrição para praticar pilates. É uma atividade física especialmente indicada a partir dos 50 anos. “Os exercícios devem ser analisados de acordo com a faixa estária de cada um. Os fatores determinantes dos exercícios vão depender do nível de impacto e as repetições para evitar que tirem a motivação e não prejudique a concentração”, alerta Inelia Garcia, responsável por trazer o método para o Brasil.

Para Inelia, o mais importante, é que os exercícios devem ter objetivos e que façam sentido para o idoso e que sejam aplicados sempre com muita segurança e respeito.

Método Pilates

Como surgiu

Por ser uma criança de saúde debilitada, o alemão Joseph Pilates dedicou-se a pesquisar e praticar uma atividade física que o tornasse forte e saudável. Na juventude ele praticou esqui, mergulho e natação e tornou-se especialista em cultura física. Durante a Primeira Grande Guerra foi enfermeiro na Inglaterra e aproveitou para treinar os soldados com seu Método. O treinamento possibilitou não só o fortalecimento do corpo daqueles homens, como também aumentou a imunidade da tropa que não sucumbiu à epidemia de gripe que assolou a Grã-Bretanha no período. A partir de então, sua técnica foi consagrada e seu nome reconhecido.

De volta à Alemanha, o pesquisador aplicou o Método na polícia de Hamburgo. Em 1926 foi para Nova York, onde montou o primeiro Studio Pilates do mundo. Logo, dançarinos e atletas aderiram aos exercícios. O método da contrologia chegou ao Brasil pelas mãos de Inelia Garcia, em 1997. Formada pelo The Pilates® Studio de Nova York, foi instruída pela master theacher Romana Kryzanowska a ensinar e propagar a técnica no país. A proposta fez Inelia montar o primeiro Studio de Pilates do Brasil, em São Paulo, há mais de 11 anos.

Fonte: Lúcia Fontes

0 comentários:

Ocorreu um erro neste gadget