1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Estresse eleva risco de queda entre idosos, sugere pesquisa

3 de março de 2009 comente



O estresse emocional é um fator de risco para a ocorrência de quedas entre idosos, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Karolinska Institute, da Suécia.

Os pesquisadores avaliaram 137 pessoas com mais de 65 anos que estavam hospitalizadas devido a fraturas causadas por quedas e descobriram que as chances de os idosos caírem eram maiores até uma hora após um acontecimento que os deixasse emocionalmente abalados.

O risco subia cerca de 20 vezes depois de um incidente estressante. No caso de episódios de raiva, a probabilidade de o idoso cair subia aproximadamente doze vezes. Eventos tristes foram relacionados a um risco seis vezes maior de fraturas decorrentes de quedas.

O estudo levantou algumas hipóteses para essa relação. Uma delas é que esses incidentes deixam os idosos mais distraídos, diminuindo a atenção necessária para manter o equilíbrio. Além disso, o estresse também pode afetar a capacidade visual.

Os pesquisadores ressaltam a necessidade de mais estudos para confirmar os dados, mas sugerem que, após eventos estressantes, os idosos busquem ficar sentados até se acalmarem.

Folha de S.Paulo

0 comentários:

Ocorreu um erro neste gadget