1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Idosos têm pouca informação sobre cuidados com os dentes

22 de março de 2011 5 comentários
Quando um idoso chega a um consultório dentário, já perdeu alguns ou todos os dentes. Segundo uma pesquisa da USP, cerca de 80% dos idoso tem menos de 20 dentes, quando o normal seria 32.
Você poderá saber mais sobre esse assunto, aqui Leia também a crônica "A Fobia Por Dentistas", escrita por Tais Luso do Porto das Crônicas.

Gostaria de agradecer a Juliana, do atendimento da Globo.Com, que foi muito gentil e atenciosa, sobre informações do código "embed" desse vídeo.

Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

5 comentários:

Jo Turquezza disse...

Devia ter uma pesquisa também para saber por que muitas pessoas não tratam dos dentes durante a vida toda. Uma das causas: dentista no Brasil custa uma fortuna !!! Claro que quanto mais idade se tem mais os dentes ficam desgastados. De pouco tempo para cá que surgiram Planos de Sáude Dentária e assim mesmo não cobrem todos os serviços do dentista. Não são todas as pessoas que quando aposentadas podem pagar também. Assim, teremos realmente um percentual de idosos com os dentes não tão bons, não é?
Queremos um Brasil melhor também no quesito saúde .......
Beijos.

Silvia Masc disse...

Turquezza,
Acredito que tenhamos que pontuar algumas questões, não apenas o custo do tratamento dentário.
- Os nossos pais e avós não tiveram as mesmas informações que tivemos sobre os cuidados com a boca, logo a prevenção não aconteceu, e com a falta dela, vieram as cáries e a perda de dentes.
- No passado,os dentistas tinham as extrações como a 1a. opção, o que não acontece hoje.
Por isso insisto, que a informação, ainda é o melhor caminho, para redução de danos.
beijo e obrigada pela sua visita e comentário.

Jo Turquezza disse...

Também concordo com você.
Informação nunca é demais.
Mas precisamos de opções e melhores condições para os idosos, principalmente, não é?
Beijos.

Tais Luso de Carvalho disse...

Sim, Silvia, acho que informação temos de ter, e acho que temos satisfatoriamente. Porém, muitas pessoas vêm de uma geração o qual ir ao dentista era traumatizante. Dentistas não tinham muita psicologia, não. E isso falta, ainda. Escrevi uma crônica sobre isso e, se você colocar no Google 'trauma por dentista' verá a legião de traumatizados que aparecerá. Nossos dentistas deveriam ter formação em psicologia; entender os medos incutido nas pessoas que trazem seus traumas de infância.
Deixo aqui pra você:

http://taisluso.blogspot.com/2007/05/fobia-por-dentistas.html

Grande beijo, amiga!
Tais Luso

Silvia Masc disse...

Bem lembrado Tais, os traumas.Eu tenho muito orgulho de dizer que meu filho não tem cáries, desde os 3 eu o levava ao dentista, apenas para se ambientar com o consultório ouvir o barulho do motor, e fazer uma escovação orientada, valeu a pena, tem dentes lindos.