1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Mitos e lendas sobre a dieta do portador de diabetes

14 de março de 2011 comente

1. Diabético não pode comer beterraba. (Falso) Cada100 gr de beterraba contém 9,5 gr de glicídeos. O mesmo que a cenoura.
2. Diabético não pode comer batata e arroz junto.  (Falso) Pode, desde que esteja contemplado dentro de sua cota de carboidrato daquela refeição.

3. Diabético não pode comer arroz e macarrão.  (Falso) Pode, desde que esteja dentro da cota de carboidrato da refeição.

4. O diabético não deve comer caqui, pois é muito doce. (Falso)Pode, desde que se respeite a cota de carboidratos.

5. Substituir o leite por café.  (Falso) O leite é fonte de proteína e cálcio. O certo seria substituí-lo por coalhada, iogurte ou queijo. Já o café pode ser substituído pelo chá preto ou pelo mate.

6. Caldo de cana e água de coco são naturais, portanto o diabético pode beber a vontade.(Falso e Verdadeiro) Para consumir caldo de cana, necessita-se de insulina de ação rápida, que é utilizado por quem faz uso de bomba de infusão contínua de insulina. Requer estar em ótimo controle glicêmico, liberado portanto pelo médico. Não é aconselhável por seu difícil manejo e por não trazer benefícios maiores à saúde do que outros alimentos trazem.
Já a água de coco não pode ser ingerida a vontade. A não ser que esteja dentro da cota de carboidrato.

7. Água tônica é amarga e o diabético pode beber sem problemas. (Falso e Verdadeiro)  É o mesmo caso do caldo de cana. Para bebê-la, necessita-se de insulina de ação rápida, utilizado por quem faz uso de bomba de infusão contínua de insulina. Requer estar em ótimo controle glicêmico. Não é aconselhável por seu difícil manejo e por não trazer benefícios maiores à saúde do que outros alimentos trazem.

8. Suco de fruta é natural, portanto o diabético deve usar e abusar.  (Falso) Pode-se usar, mas não abusar. É importante não esquecer de verificar a cota de carboidrato antes.

9. Açúcar causa diabetes. (Falso)  O uso de açúcar não causa diabetes. Mas sendo diabético, seu uso depende de insulina de ação rápida e pode ser usado em quadros de hipoglicemia. Nestes casos, apenas para quem faz uso de bomba de infusão contínua de insulina, estando bem monitorado e com a glicemia controlada.

10. Não beber refrigerante dietético  (Falso)  Pode-se confiar nos refrigerantes dietéticos.

11. Beber muita água dá diabetes. (Falso)  Não. A hiperglicemia ou o alto índice de açúcar no sangue é que provoca a sede. A sensação de estar com muita sede ou a polidpsia faz com que se beba muita água. Este quadro leva a poliúria (urinar muito e freqüentemente). Estes são sintomas de diabetes malcontrolado.

12. O diabético não pode comer aipim e nem farofa. (Falso)  Pode, desde que esteja dentro da cota de carboidrato de uma refeição.

13. Banana faz mal ao diabético. (Falso)Não. O diabético pode comer banana, desde que respeite a cota de carboidrato.

14. Mel e açúcar mascavo são naturais. Sendo assim, diabético pode usar  (Falso e Verdadeiro) O uso de açúcar mascavo e mel depende de insulina de ação rápida, pode ser usado em casos de hipoglicemia e em quem faz uso de bomba de infusão contínua de insulina. Mas precisa-se estar bem monitorado e com a glicemia controlada. Não é aconselhável o uso por seu difícil manejo e por não trazer benefícios maiores à saúde do que outros alimentos.

15. Fritura faz mal, mas se utilizada margarina light não. (Falso) Se a fritura estiver dentro de cota de lipídeos (gorduras) é permitido. Mas se extrapolar a cota, não deve-se comer.

Fonte: ABD
Sinta-se em casa e deixe seu comentário.


0 comentários: