1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Aquecedor deixa a casa quente no inverno mas traz riscos à saúde se não for usado com cuidado

28 de junho de 2011 2 comentários
Com a chegada do inverno, aumenta o número de pessoas que procuram por aquecedores portáteis para deixar o clima em casa mais quente e agradável. O único vilão dessa história é o ar seco, comum nessa época do ano, que se agrava com o uso desses equipamentos. 
Geralmente, os aquecedores são colocados em ambientes com portas e janelas fechadas, para que sua eficiência não se perca. Uma dica é colocar uma bacia de água nos cômodos para manter a umidade relativa e causar menos desconforto ao nariz e à garganta.

Segundo o médico pneumologista Mauro Gomes, professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), os aquecedores ressecam o ar do ambiente, mas não trazem tantos riscos à saúde.
- O aquecedor elétrico é o menos maléfico para as pessoas. Já o aquecedor a óleo pode poluir o ambiente, da mesma forma que um ar condicionado com os filtros sujos. O uso exagerado desses aparelhos pode acarretar em uma asma, enfisema pulmonar, crise de rinite e outras doenças no longo prazo. Vale lembrar que pessoas que tenham aparelhos de ar condicionado devem manter os filtros limpos, ainda mais nessa época.
Gomes também ressalta que a pessoa que tem algumas dessas doenças deve sempre estar atenta e se cuidando.
- É pior para a saúde uma pessoa que está em um lugar quente e sair ao sereno do que usar o aquecedor dentro de casa. A pessoa que faz o tratamento adequado, de acordo com sua doença, não vai ter maiores complicações.

Hidratação Não é porque não estamos no verão que não devemos tomar bastante água para nos manter hidratados. A hidratação e a limpeza dos olhos e da mucosa nasal com o uso do soro fisiológico pode ser feita, se necessário, diversas vezes ao dia e é recomendada nos dias mais secos, quando a umidade relativa do ar fica abaixo de 40%, ou quando a pessoa tem sintomas irritativos nos olhos, como coceira e ardor, e algumas queixas respiratórias, como o ressecamento nasal e a tosse.

2 comentários:

Luma Rosa disse...

Eles realmente deixam o ambiente quentinho, mas é preciso cuidado com a segurança elétrica. Tenho medo dos que possuem uma espécie de placa que reflete, mas já não vivo sem eles. Uso até no banheiro para secar e aquecer toalhas! :D Beijus,

Vicentina disse...

Aqui em casa não temos aquecedor, mas estou pensando na possibilidade de comprar um.
Quanto a hidratação, tenho observado que mesmo no inverno nossa necessidade de liquidos é evidente, procuro me hidradar mesmo não tendo sede, tomo chás e água sempre.
Bjs