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Metade da população adulta do País (a partir de 20 anos) está acima do peso.

30 de junho de 2011 1 comentário
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, no segundo semestre de 2010, pesquisa que mostra que metade da população adulta do País (a partir de 20 anos) está acima do peso. 


A nutricionista Solange de Oliveira Saavedra, gerente técnica do Conselho Regional de Nutricionistas de São Paulo e Mato Grosso do Sul, dá algumas dicas, bem fáceis de serem cumpridas. 
“Cada pessoa tem necessidades distintas, de acordo com sexo, idade, biotipo, momento fisiológico (infância, adolescência, gestação, terceira idade, etc.), atividades que desenvolve (físicas e/ou profissionais), hábitos alimentares, se há alguma enfermidade que precisa ser considerada, entre outros fatores detectados durante anamnese alimentar”, explica. 

Dicas: - Fazer várias refeições ao dia (5 a 6), e em pequenos volumes por vez. Isso facilita a digestão e evita a sensação de fome, o que pode provocar um consumo exagerado na refeição seguinte; 
- Mastigar bem os alimentos para propiciar uma melhor digestão;  
- Consumir frutas, legumes e verduras diariamente para garantir vitaminas, minerais e mais fibras na alimentação, o que vai ajudar no bom funcionamento intestinal e evitar a prisão de ventre; 
- Consumir diariamente alimentos fonte de cálcio (leite, queijo, iogurte, peixes, vegetais de folha verde escura, como espinafre, agrião, rúcula, brócolis, couve, etc.); 
- Dar preferência aos alimentos integrais do tipo: arroz, pães, farinhas, bolachas, farelos de cereais, etc. 
- Consumir menores quantidades de açúcar e doces, para evitar fermentação intestinal e a formação de gases (flatulência), além de diminuir o consumo calórico;
 - Evitar o consumo de frituras e alimentos gordurosos, como toucinho, peles de frango, maioneses, etc., para controle do peso e do colesterol; 
- Moderar no uso de sal e temperos prontos (estes têm muito sódio) para manter a pressão arterial estável;
- Evitar beber líquidos durante as refeições; deixar para os intervalos (facilita a digestão); 
- Beber, no mínimo, 2 litros de líquidos por dia, de preferência água, para manter o corpo hidratado; 
- Evitar o consumo de refrigerantes e bebidas alcoólicas (não fornecem calorias de valor nutricional).


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1 comentários:

Lu Souza Brito disse...

Oi Silvia,

Mesmo com quilinhos a mais do que gostaria, nao tenho sobrepeso. mas sou vigilante, sempre, você sabe.
Com cortisona nao se brinca, hehehe. Ai de mim se nao me cuidar, eu explodo!

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