1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Sacolas retornáveis saiba como higienizar e evitar doenças.

23 de abril de 2012 3 comentários
Para algumas pessoas, o uso da sacolas reutilizáveis, ainda é novidade, é bom lembrar que qualquer recipiente aonde se coloca alimentos, incluindo as sacolas necessita de boa higienização algumas bactérias ficam no plástico da sacola e se não forem limpas corretamente podem causar problemas de saúde. Apesar de serem mais comuns bactérias que só trazem mau cheiro, algumas podem causar infecções gastrintestinais 

Risco de infecções

De acordo com o infectologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) Paulo Olzon, “em alguns casos, a má-higienização das sacolas que carregaram alimentos ou líquidos de embalagens de carne ou frango que escorrem nas sacolas contêm micro-organismos que podem causar infecções no aparelho digestivo”.

Essas doenças podem causar fortes dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia ou constipação, chegando, em alguns casos, à deteriorar órgãos como estômago e intestino, diz ele.

Entretanto, para Olzon, a maioria das bactérias encontradas nas sacolas plásticas não oferece risco à saúde. As mais comuns trazem somente cheiro ruim.

Higienização e armazenamento

A infectologista do Hospital e Maternidade São Luiz Raquel Muarrek afirma que infecções gastrintestinais podem acontecer quando não é realizada uma correta higienização. Para diminuir os riscos de alguma doença ser adquirida pela má conservação das sacolas, é indicado lavá-las com água e sabão quando forem compradas e após serem utilizadas.

Outra dica dada por Raquel é usar álcool após a limpeza com água e sabão e não colocar a sacola no chão. “A durabilidade da ecobag depende da utilização. Se for esterilizada corretamente, podemos usá-la enquanto ela tiver boas condições”, diz.
Paulo Olzon, por sua vez, complementa com outra recomendação: “É interessante deixar as sacolas secando ao vento, e guardá-las em um lugar sem umidade. As bactérias não se proliferam em locais secos”.

Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

3 comentários:

Stella disse...

Bem apropriada e oportuna essa postagem.

Iza disse...

Estou sempre lendo pelo Reader. Mas hoje vim aqui reafirmar o quanto admiro seu trabalho e dedicação a esse blog.
Beijos e boa semana!

Beth/Lilás disse...

Realmente um belo lembrete este.
bjs cariocas