Tenho o prazer de contar para
vocês, que no dia 27 passado, participei do VII Fórum da Longevidade promovido
pelo Bradesco Seguros, que reuniu algo em torno de 700 pessoas, aonde se
discutiu oportunidades e desafios do envelhecimento no Brasil. O Fórum incluiu
além de atrações especiais que contarei logo mais, um Prêmio “Longevidade
Histórias de Vida Bradesco Seguros” o qual tive a felicidade de ser premiada em
1º. Lugar pelo texto “Dona Lucille”. A Dona Lucille, já foi assunto do blog,
pouco mais de um ano atrás, com o post intitulado Lucille Kern, um exemplo à ser seguido, novamente a Dna.
Lucille serviu de exemplo, oportunamente publicarei aqui o texto, ainda não
posso fazê-lo, porque cedi os direitos, tão logo seja publicado eu indicarei o
link pra vocês.
Senti-me muito honrada com esse
prêmio, e grata à todos que torceram por mim, quando eu já estava entre os
finalistas, foram inúmeras mensagens de carinhos de amigos e leitores.
Voltando ao Fórum, uma iniciativa
pioneira do Bradesco Seguros, já em sua VII edição, me trouxe além do prêmio, a
oportunidade de ouvir pessoas que tratam o assunto longevidade com muita
seriedade e competência, a oportunidade de ver um show maravilhoso da Bibi
Ferreira, cantando lindamente e a oportunidade para mim inimaginável de estar
pertinho da atriz Jane Fonda, o evento reuniu, em São Paulo, cerca de 700
participantes.
Gostaria de registrar aqui, os meus sinceros agradecimentos ao Bradesco Seguros, e também à toda equipe TV1RP, Pedro Aguiar, Márcia Pedrosa e a Priscila Lam que foram em todo processo, extremamente atenciosos com Dna. Lucille e comigo.
E agradeço também à todos vocês que mesmo de forma anônima prestigiam o blog, confiam nas informações nele postadas e se valem dele através de e-mail para solicitarem ajuda, o que nos dá muita alegria, principalmente quando temos o retorno de que nossa ajuda foi eficiente.
Silvia Masc
O VII Fórum da Longevidade
Bradesco Seguros reuniu, hoje, cerca de 700 participantes e discutiu os
impactos do envelhecimento populacional na economia. Os palestrantes abordaram
as mudanças necessárias para aprimorar a qualidade de vida da população com o
aumento da expectativa de vida no Brasil e no Mundo.
O vice-presidente do
Conselho de Administração do Banco Bradesco, Antônio Bornia, abriu o evento
destacando que hoje o sonho de uma vida centenária com qualidade é real. De
acordo com Lúcio Flávio de Oliveira, presidente da Bradesco Vida e Previdência
– empresa integrante do Grupo Bradesco Seguros, a participação de especialistas
nos fóruns tem crescido de forma quantitativa e qualitativa. “Todos nós somos
responsáveis por despertar a discussão sobre a longevidade e fomentar a cultura
de investimentos de longo prazo.”
O palestrante David Bloom,
professor de Economia da Universidade de Harvard, defende a necessidade de
mudanças estruturais, sociais e políticas para minimizar os impactos do
envelhecimento populacional. “Ao mesmo tempo em que a população envelheceu, a
renda per capita dobrou, a expectativa de vida aumentou e a educação melhorou.
Agora, precisamos retirar o envelhecimento das políticas restritivas. Ajustar o
tempo mínimo para aposentadoria é o primeiro passo a ser tomado.”
Opinião compartilhada pelo
palestrante Jorge Félix, mestre em economia com a tese “Economia da
Longevidade” e autor do livro “Viver Muito”. O especialista acredita que é
possível evitar as visões catastróficas sobre o envelhecimento populacional. No
entanto, o Brasil vai precisar enfrentar a discussão sobre a extensão da
licença maternidade, horário de trabalho flexível, benefícios do segundo filho,
entre outros, para incentivar a fertilidade. “Além disso, é necessário
incentivar uma aposentadoria tardia por meio de estímulo por parte das
empresas, entorno favorável, acessibilidade nas empresas e transporte público.”
Todas essas mudanças têm um
impacto muito grande na economia brasileira. Em 2012, os idosos devem consumir
mais de R$ 400 milhões, o que representa um quinto da renda somada de todos os
brasileiros. “O tempo médio de estudo na terceira idade passou de 3,5 anos em
2000 para 4,2 em 2010, e essas pessoas têm utilizado cada vez mais a internet.
Além disso, o tempo médio gasto na internet é apenas 40 minutos menor do que o
gasto pelos jovens. Resultado disso é um aumento de 200% nas compras online por
este público, de 2007 a 2012, frente a um crescimento de 60% no comércio
tradicional”, destaca Claudio Felisoni, professor da FIA e especialista em
consumo de varejo e bens de consumo.
Outra transformação na sociedade
é a mudança de comportamento das pessoas em relação aos investimentos. Situação
enfatizada pela jornalista Mara Luquet, especializada em assessoria e
planejamento financeiro, que comentou que até 1994 as pessoas não se
preocupavam com investimentos, pois qualquer aplicação era rentável. No
entanto, com a queda dos juros os rendimentos também caíram e a diversificação
dos investimentos passou a ser pauta cada vez mais constante entre a população.
Mesmo com tantas mudanças,
ainda temos um longo caminho a percorrer em busca de uma sociedade mais
preparada para receber os idosos. O gerontologista Alexandre Kalache, consultor
do Grupo Bradesco Seguros desde 2006, quando foi realizado o I Fórum da
Longevidade, foi um dos mediadores dessa edição e enfatizou a necessidade de
prepararmos a sociedade, não para os idosos, mas para todas as idades. “Entre
1950 e 2050 a expectativa de vida da população do Brasil e de outros países vai
aumentar mais de 30 anos. Precisamos encontrar uma maneira de aproveitar as
oportunidades”, complementou o professor David Bloom.
Sobre o Grupo Bradesco Seguros
O Grupo Bradesco Seguros,
integrante da Organização Bradesco e líder do mercado de seguros no Brasil, tem
atuação multilinha, em âmbito nacional. Até setembro de 2012, seu faturamento
atingiu R$ 31,1 bilhões nos segmentos de seguros, capitalização e previdência
complementar aberta. Tal valor representou evolução de 17,3% em relação aos R$
26,5 bilhões totalizados no mesmo período de 2011. Este faturamento mantém o
Grupo Segurador na liderança do mercado nacional de prêmios de seguros, rendas
de contribuição e receitas de capitalização, com cerca de 25% de market share.
Fonte de informações sobre o evento: Portal
Nacional de Seguros
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