1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Cidadania, educação básica e respeito - por Silvia Masc

28 de janeiro de 2013 comente

Na cultura brasileira, a Lei de Gérson* é um princípio em que determinada pessoa age de forma a obter vantagem em tudo que faz no sentido negativo de se aproveitar de todas as situações em benefício próprio, sem se importar com questões éticas ou morais. 

Recentemente viajei em férias, e no embarque observei a seguinte situação. 

Cumprindo a lei, o funcionário da companhia aérea solicitou as pessoas com necessidades especiais** que formassem uma fila, pois teriam prioridade no embarque. 

Aí a coisa complica as famílias do prioritário, se incluem na mesma condição, pai, mãe, irmãos adultos, tia, primos (vi oito pessoas entrando na fila da avozinha querida) todos querem tirar vantagem do benefício. 

Particularmente, não me sinto prejudicada por isso, pois sei que o meu assento está garantido e o avião não partirá sem mim, mas será que isso está correto? 

Entendo que dependendo da situação desse passageiro prioritário deva ter um acompanhante ou dois, mas, oito?! Só me leva a crer que infelizmente é novamente a lei de Gerson imperando. 

Quando se observa, que é o adulto que puxa essa fila, penso que estamos formando uma nova geração de pessoas que gostarão de levar vantagem em tudo certo?
_____________________________________________
*A expressão originou-se em uma propaganda de 1976 criada pela Caio Domingues & Associados, que havia sido contratada pela fabricante de cigarros J. Reynolds, proprietária da marca de cigarros Vila Rica, para a divulgação do produto. O vídeo apresentava o meia armador Gérson da Seleção Brasileira de Futebol como protagonista.

O vídeo inicia-se associando a imagem de Gerson como "Cérebro do time campeão do mundo da Copa do mundo de 70" sendo narrado pelo entrevistador de terno e microfone em mão, que se passa em um sofá de uma sala de visitas, este entrevistador pergunta o porque de Vila Rica, que durante a resposta recebe um cigarro de Gerson e acende enquanto ouve a resposta, que é finalizada com a frase:

Por que pagar mais caro se o Vila me dá tudo aquilo que eu quero de um bom cigarro? Gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve vantagem você também, leve Vila Rica!".

** idosos, gestantes, com crianças de colo, deficientes visuais, cadeirantes etc.

Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

0 comentários: