1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

O cálcio que você ingere, é suficiente?

27 de março de 2013 comente

O cálcio desempenha um papel fundamental para o funcionamento do organismo. Ele é o mineral responsável pela construção e manutenção dos ossos. “Cerca de 99% do cálcio presente em nosso corpo faz parte integrante dos ossos e dentes. O 1% remanescente, embora num percentual de menor expressão, é essencial para a vida e a saúde do organismo como um todo. Sem esta pequena porcentagem, nossos músculos não conseguiriam contrair corretamente, o sangue não coagularia e os nervos não transmitiriam mensagens entre si.

A osteoporose, um dos principais males causados pela carência do mineral no organismo, é uma doença silenciosa, geralmente, descoberta quando já apresenta estágio avançado, e as maiores vítimas são as mulheres, pois na menopausa há uma queda significativa na produção de estrógenos - uma família de hormônios femininos, a qual uma das funções é ativar as células que fabricam o tecido ósseo.

Benefícios – Em contrapartida, consumir doses consideráveis de cálcio diariamente, que varia de acordo com a idade, ajuda a evitar a osteoporose e reduz as chances de se desenvolver um câncer de cólon. Além disso, contribui contra a temida síndrome metabólica. Um problema crescente no mundo, que resulta de taxas elevadas de glicose, colesterol, triglicérides e hipertensão.

Em paralelo, uma alimentação rica em cálcio poderá ajudar no tratamento da obesidade. “A ingestão de cálcio eleva o consumo de proteínas, sobrando menos espaço para os carboidratos, reconhecidamente como alimentos que engordam, quando consumidos em excesso ou sem consciência. Com uma alimentação mais balanceada, é esperado uma redução na compulsão alimentar e uma natural perda de excessos de gordura corporal”.

O brasileiro ingere menos quantidade de cálcio do que é recomendado., consome em média 500 miligramas de cálcio por dia, quando o recomendável é o dobro. E, depois dos 30 anos, se os ossos não foram bem constituídos, só resta "correr do prejuízo”, consumindo alimentos como o leite – e seus derivados -, couve, feijão, açaí, tamarindo, grão de bico e salmão, por exemplo, são fontes ricas do mineral.


Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

0 comentários: