1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Dúvidas frequentes sobre Clínicas de Repouso para Idosos

24 de abril de 2013 comente


Sabemos das dificuldades, principalmente emocionais, que norteiam a decisão de internar ou não um familiar idoso em uma clínica de repouso para idosos que necessita de cuidados especiais. Medos e duvidas se confundem, nos levando a questionar se a atitude a ser tomada será a mais correta para a qualidade de vida do idoso e seus familiares.
Converse com os membros cooperativos da sua família, converse com a equipe que acompanha o idoso, (Geriatra, clínico, neurologista) conheça o máximo de instituições para idosos que puder, peça referências a quem já tem alguém da família nestas residências. Pesquise muito. Quanto maior for o número de informações que tiver a este respeito, mais acertada será a sua decisão.

A decisão de internar uma pessoa em uma clinica de repouso deve ser da família, do idoso caso ele tenha condições, ou em conjunto?
Preferencialmente, a decisão deve ser tomada em conjunto oferecendo ao idoso a possibilidade de opinar ou não ir para a clinica de repouso para terceira idade. Porem, em caso de impossibilidade devido a condições clínicas, cabe à família tomar a decisão.

Quais os níveis de dependência que normalmente requerem internação?
Aqueles que impedem o idoso desempenhar suas funções de forma independente e segura e quando seus familiares não tenham condições de proporcionar cuidados profissionais específicos.

Normalmente, um idoso com grave dependência será melhor cuidado em uma clínica de repouso ou em casa?
Sem duvida, em uma clínica de repouso, onde o idoso terá também uma clínica geriátrica a sua disposição, uma equipe médica e de cuidados especializados durante 24 horas, fator determinante para uma boa reabilitação.

Em relação aos custos, um idoso com grave dependência gera mais gastos sendo tratado em casa ou em clínicas de repouso?
Acreditamos que os custos serão maiores em casa, local que exige investimentos elevados com equipamentos, serviços especializados, cuidado integral, além de adaptação do ambiente, fato que pode significar uma grande reforma dependendo  de cada um. A maioria destes serviços está incluída na mensalidade das clínicas de repouso que também se encarregam dos cuidados da parte de hotelaria.

O idoso se sente mais seguro e amparado quando tratado em uma clínica de repouso ou em casa? Por quê?
Devido aos cuidados específicos que os idosos demandam, as clínicas de repouso ou casa de repouso especializadas são as melhores opções de cuidado, oferecendo um ambiente especializado, humanizado e acolhedor que proporciona ao idoso uma maior sensação de confiança e bem estar.

É difícil o processo de adaptação em uma clinica de repouso? É importante a presença periódica da família para uma melhor adaptação?
Isso varia de idoso para idoso. È comum um estranhamento inicial, porém nem sempre a presença constante dos familiares fará com que a adaptação seja suficientemente boa. De forma geral, um planejamento interdisciplinar é capaz de definir os cuidados iniciais mais adequados para o idoso.

O que a família pode fazer para contribuir para uma melhor adaptação do idoso?
É muito importante a presença constante da família, sem no entanto, interferir no plano terapêutico e clinico traçado para o idoso.

Quais as perguntas-chave que a família deve fazer na visita as clínicas de repouso?
Quais profissionais compõem a equipe médica?
Qual a rotina oferecida ao idoso?
Quais as atividades oferecidas?
Em caso de emergências, qual suporte oferecido pela clínica?
A clinica possui convênios com quais tipos de serviços? (remoção médica, com outros profissionais de cuidados especializados).

Durante as visitas para conhecer instalações, quais detalhes devem ser observados?
Os principais detalhes a serem observados são a limpeza e cuidados dos dormitórios onde os idosos residem, os ambientes de convívio coletivo, se possuem instalações que seguem normas de acessibilidade, a aparência dos residentes em relação aos cuidados pessoais, além dos procedimentos médicos e terapêuticos praticados.

Quais as atividades/serviços básicos que toda clínica de repouso de qualidade deve oferecer?
Locais de transito pessoal e coletivo dotados de acessibilidade, uma rotina composta de atividades que visem o bem estar biopsicosocial dos idosos (atividades físicas, estimulação cognitiva, inserção social, lazer, etc), serviços para cuidado pessoais e de beleza,  cardápios e dietas elaborados por nutricionista adequados para diferentes necessidades e faixas etárias.

Qual a melhor maneira de saber se o idoso tem recebido bom tratamento na clínica de repouso onde esta internado?
A melhor forma de saber sobre o tratamento deste idoso é a participação familiar cotidiana, observando o estado físico e emocional e a aparência do paciente, além de procurar sempre orientação e informações sobre as condutas clínicas adotadas.

Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

0 comentários: