1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Sofrimento bucal nos idosos

12 de julho de 2013 comente

Sérios problemas dentários atingem fortemente a qualidade de vida na terceira idade e podem provocar até doenças cardiovasculares.

Os idosos brasileiros vão pouco ao dentista, não recebem orientações sobre como evitar problemas bucais, têm cáries não tratadas e, devido à grande quantidade de dentes perdidos, dependem do uso de próteses. O resultado é que metade deles têm dificuldades para mastigar os alimentos, o que reduz o consumo de fibras, frutas e vegetais, podendo desencadear desde problemas digestivos a doenças cardiovasculares.

De acordo com eles, um dos fatores de diminuição da qualidade de vida e da saúde geral dos idosos é a ingestão de bons nutrientes, o que depende dos dentes naturais ou de próteses bem adaptadas. “Mesmo a prótese não tem o mesmo poder de corte que os dentes naturais. E é importante lembrar que a digestão começa na boca”, diz a odontóloga e especialista em próteses Selma Jebrine, da Odontoclínica, de Brasília.

Quando as próteses não conseguem triturar os alimentos, os idosos precisam mudar seus hábitos alimentares. Em consequência, aumentam os problemas digestivos, já que o bolo alimentar também se transforma. “É importante ressaltar que a ingestão de nutrientes e a perda de peso têm sido associadas com perda de dentes, próteses inadequadas e função mastigatória insatisfatória em idosos.

Nesse sentido, a dificuldade de mastigação pode afetar as escolhas alimentares, à medida que pode levar à preferência por alimentos moles, que podem ter menor valor nutritivo do que os ricos em vitaminas e fibras, como frutas duras e legumes”, afirma Marcos Pascoal Pattussi.
“Além disso, a diminuição desses alimentos, decorrente da capacidade mastigatória alterada, está associada com o aumento do risco cardiovascular e de uma série de cânceres do sistema gastrointestinal”, complementa.

No Blog Receitas da Molly, vc encontra muitas receitas de Sopa , Caldo e Creme saborosos e nutritivos.



Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

0 comentários: