1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Cuidador de Alzheimer: dicas para simplificar as tarefas diárias. por Silvia Masc

6 de agosto de 2013 comente

Para ser um cuidador de Alzheimer, paciência e flexibilidade são requisitos importantes.

Nos estágios iniciais da doença de Alzheimer, o seu ente querido ainda pode ser capaz de viver e funcionar de forma independente. Conforme a doença progride, no entanto, a sua capacidade de lidar com tarefas diárias irá diminuir. Considere dicas práticas para ajudar seu ente querido a manter um sentido de independência e dignidade enquanto for possível.

Reduzir frustrações
Uma pessoa que tem a doença de Alzheimer pode tornar-se agitada quando as tarefas outrora simples tornam-se difíceis ou impossíveis. Para limitar os desafios e aliviar a frustração:
Agende com sabedoria. Estabeleça uma rotina para fazer cada dia mais previsível e menos confuso. Programe as tarefas mais difíceis, como tomar banho ou consultas médicas, para a hora do dia quando seu ente querido tende a ser mais calmo e agradável.
Fique à vontade. Saiba que as coisas vão demorar  mais do que antes. Agende mais tempo para completar as tarefas de modo que você não precise apressar seu ente querido.
Envolva o seu ente querido. Permita que ele possa fazer o máximo possível com o mínimo de assistência. Por exemplo, talvez seu ente querido possa se vestir sozinho, se você colocar as roupas na ordem em que ele veste - (cueca, meias, calça, camisa e sapatos) (calcinha, sutiã, vestido e sapatos).
Limitar as escolhas. Quanto menos opções, o que é mais fácil decidir. Por exemplo, fornecer duas peças para escolher,  não é um armário cheio de roupas. Eliminar cintos ou acessórios que possam ser colocados de forma incorreta.
Fornecer instruções simples. Quando você pedir a seu ente querido para fazer algo, faça-o um passo de cada vez.
Reduzir distrações. Desligue a TV e minimize outras distrações na hora das refeições para que seu ente querido possa melhor se concentrar na tarefa.
Seja flexível
Dê ao seu ente querido à capacidade de lidar de forma constante com seu declínio. Ele pode até variar de dia para dia. Tente manter-se flexível e adaptar sua rotina, conforme necessário.
Por exemplo, se um alimento favorito de repente se torna pouco atraente substitua por outro. Se o seu ente querido começa a insistir em usar a mesma roupa todos os dias, considerar a compra de peças idênticas, quando ele tomar banho, substitua a roupa igual, limpa.
Você também pode relaxar seus padrões um pouco. Tomar banho, por exemplo, pode não ser necessário a cada dia - especialmente se isso é perturbador para seu ente querido. Tente banhos de esponja entre os chuveiros ou banhos de banheira.
Criar um ambiente seguro
A doença de Alzheimer (DA) prejudica o julgamento e habilidades para resolver problemas, aumentando o risco de o portador sofrer algum ferimento.
Para manter seu ente querido seguro:
Evitar quedas. Evite tapetes de dispersão, extensões e qualquer desordem que poderia fazer com que seu ente querido a tropeçar ou cair. Instale corrimãos ou barras de apoio em áreas críticas.
Use cadeados. Instalar fechaduras em armários que contenham qualquer coisa potencialmente perigosa, como medicamentos, álcool, armas, substâncias tóxicas de limpeza, utensílios e ferramentas perigosas.
Verifique a temperatura da água. Abaixe o termostato do aquecedor de água quente, para evitar queimaduras.
Tome precauções de segurança contra incêndio. Mantenha fósforos e isqueiros longe do alcance. Se o seu ente querido um fuma, certifique-se que ele ou ela faz isso apenas com supervisão. Certifique-se de um extintor de incêndio é acessível.
Concentre-se no atendimento individualizado
Cada pessoa que tem Alzheimer vai sentir seus sintomas e progressão de forma diferente. Por conseguinte, as técnicas de cuidado necessário podem variar. Adaptar essas dicas práticas para necessidades individuais seu ente querido.


Lembrem-se, as respostas e comportamentos do portador da doença de Alzheimer (DA) podem ser diferentes do que costumavam ser. Paciência e flexibilidade - juntamente com um bom autocuidado e com o apoio de amigos e familiares - pode ajudá-lo a lidar com os desafios e frustrações que você terá que enfrentar..

Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

0 comentários:

Ocorreu um erro neste gadget