1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Novembro Azul - Mês de alerta sobre o câncer de próstata.

6 de novembro de 2013 comente

Assim como trabalhamos na divulgação do Outubro Rosa (Câncer de mama), vamos trabalhar na divulgação da conscientização do Novembro Azul, (câncer de próstata), não pense que esse assunto interessa apenas aos homens, nós mulheres temos papel fundamental na prevenção, e no caso de diagnóstico positivo no suporte e apoio aos nossos companheiros, como vocês verão no decorrer das postagens. 
É fundamental o conhecimento sobre a doença, para que possamos apoiar amigos ou familiares.
Por favor, divulguem, essa é uma forma de exercer cidadania e prestar um serviços de utilidade pública. O INCA – Instituto Nacional de Câncer informou que tivemos 60.180 novos casos da doença no Brasil em 2012.
Obrigada!.

Silvia Masc
A PRÓSTATA
É uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen.
Trata-se de um órgão muito pequeno, com cerca de 25 a 30 gramas, e que se parece com uma castanha, situada logo abaixo da bexiga, à frente do reto.
A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada.
Produz cerca de 70% do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides e liberado durante o ato sexual. É uma substância fundamental para a vitalidade e o transporte dos espermatozoides, portanto, representa um papel fundamental na fertilidade masculina.
Apresenta consistência firme e homogênea ao toque. Quando há a presença de câncer, sua consistência torna-se endurecida.


O QUE É O CÂNCER DE PRÓSTATA?
O câncer de próstata é o mais comum entre os homens
As causas do câncer de próstata ainda são desconhecidas. Embora apareça em homens com mais de 65 anos de idade, as chances de desenvolver a doença aumentam em até dez vezes se já houve algum caso de câncer de próstata na família, como pai ou irmão. Outros fatores, como o estilo de vida, alimentação inadequada à base de gordura animal e pobre em frutas, legumes, verduras e grãos também podem interferir no surgimento da doença.

Este é um tipo de câncer que demora a se manifestar, exigindo exames preventivos com frequência para não ser descoberto em estado avançado e potencialmente fatal. Homens a partir dos 50 anos de idade (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família), devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos.

O toque retal, que é rápido e indolor, mostra se a próstata apresenta algum tipo de alteração. Caso seja detectada, o médico pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico, como a dosagem de PSA (antígeno prostático) no sangue e a biópsia, que é a retirada de fragmentos da glândula para análise. A partir dos resultados, o urologista poderá dar o diagnóstico correto.


Conforme o tumor cresce, há dificuldade de urinar; o jato de urina fica mais fraco; aumenta a frequência das micções, especialmente à noite; há dor ou ardência no ato de urinar ou na ejaculação; e um pouco de sangue pode aparecer na urina ou no sêmen. Em uma fase mais avançada, pode causar dores nos ossos, infecções generalizadas e até insuficiência renal.



Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

0 comentários: