1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

O CÂNCER DE PRÓSTATA NA PREVENÇÃO (2)

19 de novembro de 2013 comente
A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com 45 anos de idade ou mais façam um exame de próstata anualmente, o que compreende o toque retal feito por um urologista e o exame de sangue para a dosagem do PSA.

Segundo estes especialistas, o toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame, como o ultrassom, por exemplo. Recomendam também que homens com histórico de câncer de próstata na família iniciem mais cedo os exames de prevenção.

Consulte o seu médico
Para prevenir o câncer de próstata, a consulta médica e exames periódicos são essenciais.
Abaixo, algumas dicas de como se preparar para conversar com o seu médico.
Escreva todos os sintomas que está sentindo, incluindo qualquer um, mesmo que não pareça estar associado à razão principal do agendamento com o médico. Importante: caso não sinta absolutamente nada, mas esteja na faixa etária acima de 45 anos, não deixe de fazer a consulta. Ela é importante para que você faça os exames preventivos

Faça uma lista das medicações que você usa, incluindo vitaminas ou suplementos alimentares.
Convide um amigo ou parente próximo para ir com você ao médico, se for possível. Isso será importante para ajudá-lo a lembrar de tudo o que for discutido.
Se tiver resultados de exames feitos recentemente, leve-os com você. Podem ser uma referência importante na hora de o médico levantar o seu histórico.

Avise o médico se houver pessoas na sua família que tiveram câncer de próstata. Menos de 10% dos cânceres de próstata têm algum componente hereditário. Quanto mais jovem for o homem detectado com câncer de próstata, maior a probabilidade de haver um componente hereditário.
Para esclarecer as dúvidas com relação ao câncer de próstata, uma dica é incluir também as perguntas abaixo:
- os sintomas que eu sinto podem significar câncer de próstata?
- no exame de toque é possível já saber se tenho algum tumor?
- será necessário fazer o exame de PSA? Ele é um complemento ao exame de toque retal? Como isso funciona?
- eu preciso fazer outros exames? Quais?
- de quanto em quanto tempo estes exames precisam ser repetidos?

Faça uma lista de perguntas e dúvidas que você tenha, de forma que o médico possa esclarecê-lo durante a consulta. Não se sinta intimidado: o médico é a pessoa mais indicada para solucionar as suas dúvidas e orientá-lo.

Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

0 comentários: