1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Diabetes – o que é como prevenir

17 de novembro de 2013 comente
 
Os alimentos sofrem digestão no intestino e se transformam em açúcar, chamada glicose, absorvida para o sangue. A glicose no sangue é usada pelos tecidos como energia. A utilização da glicose depende da presença de insulina, uma substância produzida nas células do pâncreas. Quando a glicose não é bem utilizada pelo organismo ela se eleva no sangue, o que chamamos de hiperglicemia. Define-se diabetes como a elevação persistente da glicose no sangue.

Tipos de diabetes



Diabetes tipo 1 – Neste tipo de diabetes a produção de insulina do pâncreas é insuficiente, pois suas células sofrem o que chamamos de destruição autoimune. Os portadores de diabetes tipo 1 necessitam de injeções diárias de insulina para manterem a glicose no sangue em valores normais. Há risco de vida se as doses de insulina não são dadas diariamente. O diabetes tipo 1, embora ocorra em qualquer idade, é mais comum em crianças, adolescentes ou adultos jovens.

Diabetes tipo 2 – Corresponde a 90% dos casos de diabetes. Ocorre geralmente em pessoas obesas com mais de 40 anos de idade, embora na atualidade também seja visto com maior frequência em jovens, em virtude de maus hábitos alimentares, sedentarismo e estresse da vida urbana. Geralmente não há deficiência total de insulina neste tipo de diabetes, principalmente nos primeiros anos da doença, porém a sua ação é dificultada pela obesidade, …o que é conhecido como resistência à insulina  Por ter poucos sintomas, o diabetes tipo 2, na maioria das vezes, permanece por muitos anos sem diagnóstico e sem tratamento, o que favorece a ocorrência de suas complicações .

Diabetes Gestacional – A detecção de glicose elevada no sangue durante a gravidez é denominada de diabetes gestacional. Nesses caso, geralmente a glicose no sangue se normaliza após o parto. No entanto as mulheres que apresentam ou apresentaram diabetes gestacional possuem maior risco de desenvolverem diabetes tipo 2 tardiamente, o mesmo ocorrendo com os filhos.


Pré-diabetes
O pré-diabetes é um termo usado para indicar que o paciente tem potencial para desenvolver a doença, como se fosse um estado intermediário entre o saudável e o diabetes tipo 2.
Muitas vezes a implementação de um estilo de vida saudável com dieta, atividade física e perda de peso pode reverter este quadro. No diabetes tipo 1, não existe pré-diabetes.
Clique na imagem para ampliar


Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

0 comentários: