1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

CONTROLE DE PRESSÃO ARTERIAL

26 de maio de 2014 comente
Você sabia que ¼ dos brasileiros tem hipertensão? Além do controle com medicamentos, pequenas atitudes podem ajudar a manter a pressão normal.

Confira:

- Verifique a pressão arterial periodicamente
Mesmo quem não sofre com a doença precisa ficar atento e medir a pressão ao menos um vez por ano.

- Evite o excesso de peso
Gordura corporal em excesso também afeta o aumento da pressão arterial. É como se o coração fosse obrigado a aumentar a força para bombear o sangue em direção aos outros órgãos. Quando o peso diminui, muitas vezes, também é possível reduzir a dose dos medicamentos.

- Mantenha uma alimentação saudável
Há uma gama de alimentos que podem desencadear ou agravar a doença. O excesso de sal e de gorduras saturadas, assim como a ingestão de gorduras trans são amigos da hipertensão.

- Reduza o consumo de bebidas alcoólicas
Consumir bebidas alcoólicas de forma moderada não é prejudicial para a pressão arterial, mas exagerar na dose pode causar estragos. O consumo excessivo de álcool compromete todo o organismo, inclusive a pressão arterial.

- Extermine o cigarro
O cigarro deve ser mantido apagado – e bem longe – se o desejo é permanecer distante dos riscos da hipertensão. O fumo é um dos principais fatores de risco para doença arterial coronariana. As substâncias tóxicas do cigarro provocam o enrijecimento das artérias, fato que compromete a passagem de fluxo sanguíneo e faz a pressão subir.

- Pratique atividades físicas
Pessoas sedentárias têm cinco vezes mais chance de desenvolver hipertensão arterial do que indivíduos fisicamente ativos. A prática regular de exercícios ajuda no controle dos níveis da pressão arterial porque melhora o condicionamento físico do coração, fazendo com que ele não fique sobrecarregado. Além disso, a prática regular de atividades provoca um efeito anti-hipertensivo por ajudar a queimar os quilos extras. A atividade física facilita a circulação sanguínea, melhora a oxigenação e automaticamente colabora para reduzir a pressão alta.



Fonte: portal Minha Vida

Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

0 comentários:

Ocorreu um erro neste gadget