1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Horário de verão começa à 0h

18 de outubro de 2008 comente
Adaptações do organismo
Acordar mais cedo no primeiro dia do horário de verão pode causar sonolência, mas, segundo Mário Pedrazzoli, geneticista do Instituto do Sono, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o principal problema causado pela mudança de horário é a transformação que ocorre na fisiologia do organismo.

“O sono é só a ponta do iceberg de uma transformação geral causada pelo aumento da temperatura corporal em horário diferente do habitual e pela secreção do hormônio cortisol na corrente sangüínea. É como se o corpo ainda não estivesse pronto para acordar e isso causa sonolência, falta de energia, problemas de atenção e desconforto”, diz.

Para amenizar a sensação de desconforto, Pedrazzoli recomenda a exposição à luz do sol pela manhã por pelo menos meia hora, manter a alimentação em horários regulares e adiantados de acordo com o novo horário e não se expor à luz intensa durante a noite. “Outra dica importante é evitar consumir café, refrigerante e bebidas alcoólicas perto da hora de dormir”, afirma.

Em média, o organismo demora uma semana para se adaptar completamente à nova rotina, mas há casos de pessoas que não chegam a se adaptar. Segundo o especialista, as crianças são as que menos sentem com o horário de verão e os idosos sofrem mais com a medida.

Mais informações

0 comentários:

Ocorreu um erro neste gadget