1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Preparando sua consulta com o geriatra (1)

27 de outubro de 2008 comente
Geriatria é o ramo da medicina que enfoca o estudo, prevenção e tratamento das doenças de indivíduos em idades avançadas. O termo deve ser distinto de gerontologia, que é o estudo do envelhecimento em si.

Inicialmente é necessário que se faça algumas considerações sobre a escolha do médico que vai nos acompanhar nessa jornada.
Se uma doença se apresenta subitamente e somos levados ao Pronto-Socorro, não temos muitas opções de escolha. Por outro lado, quando estamos ainda gozando de uma saúde que nos permita essa escolha, devemos definir que médico queremos que nos acompanhe nesse processo (longo esperamos) de nossa vida.
O seu relacionamento com seu médico vai representar um grande impacto na sua qualidade de vida na conquista de um envelhecimento feliz.
O seu médico é peça fundamental de seu tratamento e para que isso seja realmente proveitoso e efetivo algumas condições são essenciais: Alguns pacientes preferem médicos do mesmo sexo,outros de médicos jovens etc.
Independente desses fatores um médico que você pode confiar deve ter algumas características que você pode checar ou deduzir.

· É bem preparado e atualizado

· É sensível e humano e ético

· É fácil de ser encontrado 24 horas por dia

· É um bom ouvinte e não me apressa durante a consulta

· É seguro e responsável

· É honesto e não faz rodeio com falsas esperanças de cura

· É respeitado por seus colegas, não é um “mercador de ilusões”

· Está realmente interessado na minha saúde

· Atende suas consultas com pontualidade

· Explica meus problemas com linguagem simples

· Discute as opções de exames e de tratamento comigo

· Mantém meus dados sob sigilo.

As Associações de classe, como a Associação Médica Brasileira, podem lhe informar se o profissional conquistou o Título de Especialista em Geriatria.

Planos de saúde e a falta de profissionais qualificados na rede pública são um grande problema nesse tópico.
A visita ao médico será determinada de acordo com a periodicidade sugerida pelo profissional.
Mesmo se as suas condições aparentes de saúde forem boas, a visita ao seu médico nunca deve ser encarada como uma “perda de tempo” com a desculpa que “me sinto muito bem...”

A necessidade de exames de imagem e de laboratório será definida pelo seu médico de acordo com a real necessidade e sempre protegendo o cliente contra exames dolorosos e invasivos senão forem absolutamente necessários.

Felizmente a imensa maioria dos exames que são solicitados rotineiramente é isenta de risco e/ou de desconforto.

(continua amanhã)

0 comentários:

Ocorreu um erro neste gadget