1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Ortografia

3 de novembro de 2008 comente


Respondendo alguns e-mails que questionam a razão da reforma e da unificação da lingua portuguesa, com um post do Rafael Velasques no seu blog Buda Verde que copio aqui para vocês.

abraços.

Com o acordo da unificação da ortografia firmado pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa não iremos mais ficar tranqüilos, mas “tranquilos”, isto é, sem trema. Não seremos mais um povo heróico, como no hino, e sim “heroico”. A adaptação para essa nova ortografia será um processo não de auto-aprendizagem, será “autoaprendizagem”. E o que dizer dos amigos lá da terrinha? Ficaram sem acção, mas não ficaram aflictos; pois será “ação” e “aflitos”.

A idéia da unificação, pelo que se pode compreender – dizem –, é simplificar a ortografia da última flor do Lácio. Isto compreende a facilitação no intercâmbio de textos literários, acadêmicos e documentos oficiais entre os países de língua portuguesa.

No entanto, já está previsto que a nova ortografia entrará em vigor no começo de 2009. Está a cargo da Academia Brasileira de Letras lançar o novo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. Segundo algumas informações da própria ABL, haverá um período de três anos de transição onde as duas grafias coexistirão.

Por enquanto vamos ficar calmos e agüentar, pois daqui a pouquíssimo tempo teremos que “aguentar”.


0 comentários:

Ocorreu um erro neste gadget