1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Estresse confunde diagnóstico de labirintite

2 de abril de 2009 comente


Preocupações do dia-a-dia podem causar tontura e insegurança para caminhar
Situações estressantes podem causar irritação no labirinto, órgão localizado na região interna do ouvido. Marco Aurélio Santos Macedo, neurologista afirma que o estresse influencia no desencadeamento da sensação de tontura, o que, muitas vezes, acaba confundindo o diagnóstico da labirintite.

De acordo com o neurologista, o termo labirintite é usado popularmente para designar qualquer tipo de tontura. Quando o diagnóstico é realmente de irritação primária do labirinto, a patologia apresenta outros sintomas , diferencia. Os demais sinais da doença são náusea, zumbido no ouvido, perda de audição e vertigem. O estresse causa apenas a sensação de insegurança e tontura , reforça Marco.

Ainda falando dos sintomas da labirintite, o especialista cita a perda de equilíbrio que pode ocasionar quedas e perdas parciais ou totais da consciência por breves períodos.


A labirintite deve ser acompanhada por um especialista, que avalia as melhores opções terapêuticas para cada paciente. Marco Aurélio conta que, na maioria dos tratamentos, os neurologistas optam por medicamentos inibidores do labirinto.

Além do tratamento medicamentoso, o paciente recebe orientações sobre a dieta adequada e é aconselhado a evitar situações estressantes. Entre os conselhos do especialista estão noites bem dormidas. Problemas de infecções de ouvido, traumas de pescoço ou cabeça e intoxicações por medicamentos também podem desencadear ou piorar o quadro de labirintite , alerta Marco Aurélio.

O neurologista reforça a importância do acompanhamento médico, já que a recuperação de uma crise de labirintite pode levar de uma a seis semanas. Porém, não é incomum que sintomas residuais, como desequilíbrio e tontura, permaneçam por muitos meses ou até anos , completa.

Dr. Marco Aurélio Santos Macedo, neurologista


0 comentários: