1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Violência contra o idoso(a) Parte 2

5 de junho de 2009 4 comentários
LONGEVIDADE
Denuncie a violência

“Para denunciar é muito simples. A pessoa pode realizar a denúncia pelo telefone 181 do disque-denúncia ou se dirigir a uma delegacia especializada ou qualquer distrito policial. Em nenhuma dessas opções há risco de revelação da identidade do denunciante, caso ele queira manter-se em sigilo”, explica o delegado Cosmo Stikovics Filho, titular da Delegacia do Idoso, em São Paulo.

“Não é necessário que a vítima esteja presente, nem que o denunciante apresente nenhuma prova, pois será a Polícia quem realizará a investigação. As provas devem ser colhidas se a policia presenciar o fato denunciado, ouvindo o idoso, por perícia, para verificar as condições de higiene e alimentação, ou por qualquer detalhe que ofereça a denúncia.

A maior parte das infrações penais previstas na lei 10741/03 resultam em TC (Termo Circunstanciado), que impõe pena de multa ou restrição dos direitos e das visitas, e prestação de serviços. Algumas resultam em autos de prisão, em flagrante e inquéritos policiais que podem levar a uma infração mais grave com pena de detenção”, esclarece o delegado Cosmo Stikovics Filho.

Como prevenir a violência contra o idoso?

A prevenção tem como principal objetivo evitar as diversas manifestações da violência contra o idoso, detectando situações e fatores de risco e a efetiva intervenção nas conseqüências.

Entre as diversas circunstâncias que podem favorecer a VCPI podemos destacar:

– A dependência (física, mental, afetiva, socioeconômica);
– Desestruturação das relações familiares;
– Existência de antecedentes de violência familiar;
– Isolamento social;
– Psicopatologia ou uso de dependências químicas (drogas e álcool);
– Relação desigual de poder entre a vítima e o agressor.

Além das situações anteriores, destacamos:

– Comportamento difícil do idoso;
– Alteração de sono ou incontinência fecal ou urinária que podem causar estresse muito grande no cuidador.

As dicas citadas acima não são fatores de acusações. Devemos analisá-las com cautela e cuidado. O propósito é para servir de alerta sobre a necessidade de prestar apoio ao idoso que se encontra em situação de risco.

Fonte

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá Silvia!
Obrigada pela visita e volte sempre!
Será um prazer sempre te receber.
Abrs.

disse...

Quando vejo na TV ou leio nos jornais a violência contra os idosos fico totalmente apavorada. e penso onde é que esse mundo vai chegar???
Beijos minha linda textos fantásticos, sempre bom estar informada.
Beijos muitos beijos!

Anônimo disse...

Não lembro se já comentei na primeira parte, pois estou tão detonada de tanto que estudei história hoje (que aliás botei tudo em dia e nem acredito, estamos na quarta apostila e eu ainda estava perdida na primeira, hoje coloquei em dia! amém... como estou feliz rs... pausa para o comentário real sobre o assunto sério rs... desculpa, mas falo demais, puxei meu pai!)...
Voltando ao universo real...
Então, que coisa mais triste essa né? De maltratar pessoas inofensivas e por muitas vezes indefesa.
Fico me perguntando o que passa na cabeça de um cidadão para ter a coragem de bater em uma pessoa tão frágil que só quer nos contar histórias já vividas, que por muitas vezes por si só já são tão tristes.
Extrema covardia e falta de amor no que chama de coração, felizmente cresceu o número de denúncias e fico feliz por muitos idosos que um dia já sofreram na mão de seus cuidadores, estarem hoje em abrigos que os dão todo suporte que eles tanto necessitam.
Se eu ver alguém batendo na minha mãe quando ela ficar velha, nossa o couro come viu... rs meus irmãos já estão avisados, relar o dedo mindinho na minha mãe, vai ter morte rs. Mas como ela ainda é uma adolescente da terceira idade, aliás nem está na terceira idade, não vou me preocupar tanto com isso ainda. Vou tratar de cuidar dos pretendentes dela que ficam querendo tirar foto com ela... (ela foi pescar não sei onde ai com uns parentes meu e veio um coroa, bonito até, dava um caldo sabe? querendo tirar foto com ela.. dando umas cantadas na véia, ela não quis nem saber do tio sukita... desprezou na cara dura o pretendente... fala sério) Ela vai ficar p da vida comigo se ler isso rs... Bjos Silvia E Carlão (é nesse blog que o Carlão escreve? são tantos que nem sei mais...)
Ai.. chega, cansei de escrever...

Bjossss

Silvia Masc disse...

O Carlos , escreve agora no Unstrap... seus comentários tardam, mas quando chegam deixam o blog , mais rico e alegre...

beijo menina estudiosa...