1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Catarata - Operação para eliminação da doença é rápida e segura

29 de agosto de 2009 comente
LONGEVIDADE

A catarata, problema de visão provocado, principalmente, pelo envelhecimento, é responsável por alterações emocionais que podem levar à depressão, como constatou pesquisa realizada na Universidade de Uberaba. Após a cirurgia da catarata, esse quadro de tristeza se reduz drasticamente e permite a realização de tarefas e a reintegração social do indivíduo.

Com base em escala de depressão reconhecida cientificamente, foram estudados o estado emocional de 23 pacientes com mais de 60 anos de idade portadores de catarata. Para o oftalmologista João Eduardo Caixeta Ribeiro, um dos autores do estudo, a associação entre problemas que provocam a opacidade da vista com a depressão é conhecida. "Porém, poucos psicólogos e psiquiatras se dão conta de investigar esse aspecto ao tratar o lado emocional e de insistir com o paciente na visita ao oftalmologista", insiste.

O déficit de visão atinge quase todas as práticas físicas e intelectuais. "Mais de 80% da atividade humana tem a participação direta da visão", diz o médico Yoshifumi Yamane, presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia. Com a catarata em estágio avançado, não se consegue ver televisão, fazer crochê, ler e, às vezes, até realizar uma tarefa doméstica, como arrumar as coisas. "Tudo isso influencia na participação na vida social e leva ao isolamento e à tristeza", completa a geriatra Rosângela Pereira.

A catarata é o fenômeno que torna o cristalino, a lente que reveste o olho, opaco, diminuindo a capacidade de visão. Ela evolui com o tempo e pode chegar até à cegueira. Felizmente, a doença é reversível por cirurgia.

Não é preciso temer. A operação para eliminação da doença é rápida, segura e de fácil recuperação, com cerca de 95% de chances de sucesso. "O procedimento cirúrgico dura cerca de meia hora. No máximo, duas horas depois, o paciente já enxerga melhor. Em cerca de dois dias, está enxergando plenamente", explica Yoshimani. A operação consiste na retirada do cristalino, por um aparelho moderno que atua como uma espécie de ultrassom, e na substituição dessa lente por uma outra artificial.

A catarata é uma das doenças de visão mais frequentes durante o processo de envelhecimento. "Cerca de 40% das pessoas entre 65 a 70 anos tem certo grau de catarata", diz Yamane. No consultório de Rosângela, mais de 90% dos pacientes acima de 70 anos tem catarata ou já fez a cirurgia.


0 comentários: