1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Aniversário da cidade de São Paulo, 456 anos.

25 de janeiro de 2010 4 comentários
Em 24 de dezembro de 1553, junto com um novo grupo de jesuítas solicitado por Manoel da Nóbrega, chega o irmão José de Anchieta, com 19 anos de idade. Mais tarde, este religioso viria a ser cognominado "Apóstolo do Brasil" e primeiro poeta da literatura luso-brasileira.

Logo depois do dia de Reis, o grupo sobe a serra de Paranapiacaba, em direção à Santo André da Borda do Campo, diretamente para a casa do João Ramalho, após 18 dias de jornada. No dia seguinte, tomam o caminho de Piratininga, na busca de um local para a fundação do Colégio dos Jesuítas. Escolhem uma colina chamada Inhapuambuçu, sobre o vale do Anhangabaú, e constróem um barracão que viria a funcionar como escola de catequese. Ainda na manhã de 25 de janeiro de 1554, Manoel de Paiva, que viria a ser o primeiro diretor do colégio, celebra, assistido por José de Anchieta, a missa campal que marca o início do funcionamento do Real Colégio de Piratininga.

O nome São Paulo foi escolhido porque no dia da fundação do colégio era o dia 25 de janeiro que a Igreja Católica celebra a conversão do apóstolo Paulo de Tarso, conforme informa o padre José de Anchieta em carta aos seus superiores da Companhia de Jesus:

-"A 25 de Janeiro do Ano do Senhor de 1554 celebramos, em paupérrima e estreitíssima casinha, a primeira missa, no dia da conversão do Apóstolo São Paulo e, por isso, a ele dedicamos nossa casa".

Por favor, clique nas imagens para ampliá-las







Fonte: SampaArt



Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

4 comentários:

Luma Rosa disse...

Uau! Fiquei maravilhada com essas fotos antigas! Quem te viu e não te vê mais! (rs*) Parabéns, São Paulo! Parabéns, Sílvia pela homenagem!! Beijus,

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Parabéns!!!
Belíssima homenagem a SP!
Bjkas!

Anônimo disse...

Fiz também no "Salada", minha homenagem a essa bela "quatrocentona".

Beijo!

Anônimo disse...

O Bolo do Bixiga

Eu sou defensor do Bolo do Bixiga no aniversário da cidade de São Paulo, atendendo o projeto ” Bolo no Prato “. Por fim no avançar e atacar o Bolo. Abaixo a selvageria. A nossa querida São Paulo precisa dar bons exemplos para a sua gente e para o povo do Brasil. Eu sou uma das pessoas que lutam pelo projeto ” BOLO NO PRATO “. Parabéns São Paulo.
Monsueto Araujo de Castro