1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Alzheimer afeta mais mulheres do que homens

21 de março de 2014 comente
Mulheres com 60 anos ou mais têm uma em seis chances de ter Alzheimer e são duas vezes mais propensas a desenvolver a doença do que ter câncer de mama, segundo relatório da Associação de Alzheimer. Homens, em comparação, têm uma em 11 chances de contrair Alzheimer.
A idade é o principal fator de risco para as diferenças de gênero entre pacientes com Alzheimer, mas não é a única. Pesquisadores estão estudando as informações genéticas e hormonais de homens e mulheres, informou a vice-presidente da associação, Maria Carrillo. Os novos detalhes sobre a doença e seu impacto sobre as mulheres vêm de uma pesquisa com mais de 3 mil mulheres.

A doença afeta mais de 5 milhões de norte-americanos, dois terços dos quais são mulheres. Carol Moore, 75 anos, é familiarizada com a disparidade de gênero. Ela disse que nunca se preocupou com o câncer de mama, pois é cuidadosa com a sua saúde, mas já pensou no aparecimento do Alzheimer com o envelhecimento. Em 2012, ela se submeteu a uma bateria de testes de triagem para parte de um estudo da doença. Para sua surpresa, foi diagnosticada com Alzheimer.

Uma comparação entre homens e mulheres que cuidam de pessoas com Alzheimer também resulta em números desproporcionais. Do total de cuidadores, 60% são mulheres. Elas cuidam da alimentação, vestuário e fraldas de doentes, segundo Maria. Segundo a profissional, os portadores da doença precisam de cuidados de quatro a sete anos, geralmente, e o custo é de cerca de R$ 500 bilhões por ano.

Enquanto genética e envelhecimento são dois fatores de risco bem estabelecidos para a doença de Alzheimer, "há esperança de que a adoção de hábitos saudáveis de vida possam retardar ou prevenir o aparecimento da doença”, segundo a associação. Manter-se fisicamente ativo, ter dieta saudável, momentos para relaxar e fazer com que o cérebro fique sempre em atividade estão entre as recomendações.
Fonte: CNN
Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

0 comentários: