1.o Colocado "LONGEVIDADE HISTÓRIAS DE VIDA BRADESCO SEGUROS" 2012

Obesidade na 3a. idade

9 de março de 2012 comente

Se a obesidade não é bem vinda na juventude, evitar o excesso de peso na terceira idade é uma tarefa mais difícil – mas não impossível. Nessa fase da vida, em geral acumula-se gordura na região abdominal com maior facilidade, por exemplo, e a própria absorção dos nutrientes pelo organismo acaba se tornando mais lenta. Mesmo assim, uma dieta equilibrada continua sendo capaz de ajudar na redução das medidas.

De acordo com a nutricionista Tatiana Cardozo, de São Paulo, se procurar a orientação de um especialista para elaborar o seu cardápio é sempre fundamental, nessa idade essa busca se faz ainda mais necessária. Isso porque o corpo tolera menos os erros na dieta, aumentando sua disposição a deficiências nutricionais que podem levar a problemas de saúde a longo prazo.

Nos idosos, aliás, há novos fatores que podem influenciar a manutenção de uma alimentação saudável e com os quais a pessoa precisa aprender a lidar. “A partir de uma certa idade, é comum observar a redução na salivação, problemas crescentes de dentição, além do maior impacto dos alimentos industrializados na saúde”, diz a nutricionista.

Segundo ela observa, em pessoas mais velhas há uma tendência também de se começar a trocar o consumo de carnes, frutas e vegetais crus por pães, massas e mingaus, que são mais fáceis de preparar e ingerir. Isso favorece, naturalmente, o ganho de peso.

Tatiana ressalta, no entanto, que o processo de envelhecimento não é sinônimo de preocupação com a balança. “Essa predisposição depende muito dos hábitos que foram adotados ao longo da vida”, diz. Outra boa notícia é que, se os seus hábitos não foram tão saudáveis antes, sempre é tempo para transformá-los, melhorando a sua saúde e o bem-estar.
Fonte: aqui


Sinta-se em casa e deixe seu comentário.

0 comentários:

Ocorreu um erro neste gadget